A estância climática de Bragança Paulista tem aproximadamente 140 mil habitantes e fica a 90Km de São Paulo.

O território da Cidade Bragança Paulista está situado na região sudeste do Estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira. Diz a história, que a Expedição de D. Francisco de Souza, depois de atravessar o sul de Minas Gerais, descobriu o Pico do Lopo, nas imediações da atual cidade de Vargem, e ali acampou. Esta é a primeira notícia que se tem de alguém ter pisado em terras Bragantinas. Anos depois, em 1.725, Bartolomeu Bueno da Silva ( o segundo Anhanguera ) percorreu a região bragantina e, com a descoberta de ouro no centro do país, aqui ficou sendo passagem obrigatória dos aventureiros das Entradas e Bandeiras.

A cidade surgiu após a construção de uma capela, vinda de uma promessa que dona Inácia da Silva Pimentel fez à Nsa. da Conceição pela salvação de seu marido, que já estava desenganado pelos médicos. Ao redor dessa capela foi sendo formado um povoado que em 24 de outubro de 1856 teve sua fundação com o nome de Bragança, que logo mais tornou-se Bragança Paulista.

A economia da cidade além da agropecuária e indústria, também explora o turismo na região aproveitando o título de estância climática com o clima tropical de altitude e sua natureza privilegiada com montanhas e a represa Jaguary, atraindo praticantes de camping, pesca e esportes náuticos.

Pontos Turísticos:
• Lago do Taboão
• Museu Municipal Oswaldo Russomano
• Represa Jaguary
• Jardim Público
• Montanha Leite Sol

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Bragança Paulista.

Vídeo da Cidade de Bragança Paulista

Mapa da Cidade de Bragança Paulista